A higienização dos hortifrútis é um dos passos mais importantes antes de consumi-los de forma segura. Naturalmente, esses alimentos carregam resíduos orgânicos, desde a sua colheita até a comercialização. Por isso, a correta limpeza é fundamental a fim de aproveitar somente os benefícios que esses produtos nos trazem.
A sanitização dos hortifrútis reduz consideravelmente os microoorganismos a um nível considerado saudável, ou seja, que não ofereça riscos ao ser humano. Dessa forma, a eliminação completa ocorre com o cozimento dos alimentos.
Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), alguns alimentos precisam ser sanitizados, outros somente lavados em água corrente.
Hortaliças folhosas consumidas cozidas, como couve, repolho ou espinafre devem ser somente lavadas em água. O mesmo se aplica a produtos consumidos crus, sem casca, como cenoura, beterraba e algumas frutas. Já as folhas que comemos cruas, como alface, agrião e rúcula, devem ser sanitizados e lavados em água corrente. Assim como as frutas e legumes consumidos com casca, como maçã, tomate, morango, pimentão, rabanete, pepino, etc.
Para sanitizar os produtos, basta deixar 10 minutos de molho em solução com 1 colher de sopa de água sanitária (2 a 2,5% de cloro ativo) para 1 litro de água.
Gostou das dicas? Curta, comente e compartilhe com os amigos!
Visite nossos permissionários e surpreenda-se!