Muitos já devem ter ouvido falar em safra, entressafra e safrinha. Porém, para os leigos, ou até mesmo quem tem um pouco de contato com agricultura, esses termos podem parecer confusos. Calma, nós vamos explicar!
A produção agrícola ocorre, normalmente, ao longo de um ano, mas não necessariamente de janeiro a dezembro, tudo depende do tipo de cultura. Por exemplo, o ano pode ter início em março e terminar em fevereiro do ano seguinte. Desta forma, a safra diz respeito ao primeiro ciclo (colheita), enquanto a safrinha é o segundo e a entressafra é o período entre os dois, ou seja, quando a colheita não está mais acontecendo.
Abaixo explicamos mais detalhadamente cada termo. Confira!
Se refere ao primeiro ciclo de plantio e colheita, e também o mais lucrativo para os agricultores. No Brasil, como as principais culturas precisam de bastante água, luz do sol e outras variáveis do clima, ela geralmente começa em outubro e termina em meados de junho e julho. Por isso é tão comum ver os produtores investirem mais na safra do que na safrinha, pois há um potencial muito maior de produção e de retorno financeiro.
A entressafra compreende o período entre o fim da colheita da principal cultura e o início da próxima colheita. Também é conhecido como “tempo de pôr ordem na casa”. Como cada cultura tem um ciclo (algumas são anuais e outras perenes), elas podem diferir quanto ao período que caracteriza a entressafra.
O cronograma de atividades pode até ser um pouco mais folgado durante esse período, mas não é hora de ficar parado, é interessante usar o período para ajustar as coisas e colocar ordem na casa como dito antes. Dedicar um tempo às finanças, colocar o estoque em ordem, planejar a safra seguinte e quem sabe investir em cursos de capacitação.
É a safra da cultura anual de ciclo curto plantada no período de entressafra, denominada assim por não ser tão importante em termos financeiros quanto a safra principal. Trata-se, na verdade, de uma alternativa viável para que o agricultor tenha recursos financeiros para tocar os negócios. Existem agricultores que antecipam o plantio da cultura principal para adiantar a colheita. Alguns até repetem o plantio para aproveitarem, ao máximo, as condições climáticas favoráveis do fechamento da safra.
Fonte: Sumetal