Com a proximidade das festas de fim de ano, algumas frutas tradicionais da época já estão dando as caras nos supermercados. A diversidade de cores, aromas e sabores convidam os consumidores a variar a rotina de alimentação, e até a pensar na decoração da mesa de Natal.
Além de serem atrativas esteticamente, esses produtos são extremamente benéficas para a saúde. As frutas vermelhas, como amora, framboesa e morango, por exemplo, auxiliam no bom funcionamento do coração. Quer saber mais? Confira abaixo as nossas dicas:
AMORA
Rica em fibras, a amora ajuda a melhorar o trato intestinal e a emagrecer. Além disso, é fonte de diversas vitaminas, como a C, E e K, e pode diminuir o risco de câncer e Alzheimer.
CEREJA
A fruta tem ação antioxidante e anti-inflamatória, por ser rica em vitamina C. Alguns estudos apontam, inclusive, que a cereja pode combater a artrite.
DAMASCO
Este alimento reduz o risco de doenças cardiovasculares e protege os olhos, graças às vitaminas C e A. Contudo, sua versão desidratada deve ser consumida com moderação, já que o açúcar fica mais concentrado.
FRAMBOESA
Da classe das frutas vermelhas (berries, em inglês), a framboesa é a mais rica em fibras. Também é fonte de vitaminas C e manganês, que auxilia o sistema imune, nervoso e reprodutivo.
JABUTICABA
Uma das frutas mais amadas pelos brasileiros, a jabuticaba é rica em minerais, água e fibras, sendo uma aliada no emagrecimento.
LICHIA
Originária da China, a lichia é uma fruta exótica muito consumida nesta época do ano. Possui ação antioxidante e antimicrobiana, além de ser rica em água e minerais.
MIRTILO
Extremamente antioxidante, o mirtilo auxilia na saúde dos olhos, ossos e neurônios com apenas uma porção por semana.